SEJA BEM VINDO

A escola interagindo com o mundo através da comunicação virtual.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DIA DOS ESTUDANTES


CONVITE PARA O EVENTO DE SÁBADO

Alunos, professores, direção e funcionários convidam alunos, ex-alunos, familiares, amigos para participarem do Evento : “O fólclore” que será realizado neste sábado a partir das 8: 30 até às 20:00 h.
Veja a programação:
Manhã: 8:30 às 11:00 h Jogos: de dama, xadrez, fubica,
embaixadinhas, uno e jogos virtuais.
Tarde: 13:00 h -Concurso de desenhos e redações
14:00 h -Jogos virtuais.
16:00 h -Show de talentos

CONTEXTO ATUAL DA ESCOLA

A escola Estadual Professora Isabel Ferreira pertence a rede estadual do RN. Os seus atuais gestores são Maria do Socorro Ramos dos Santos como diretora e Januncio Balduino Diniz como vice-diretor. A escola conta com um quadro de 10 professores especialistas nas áreas de disciplinas efetivos e 15 funcionários e 02 voluntariados distribuídos da seguinte forma: diretor, vice-diretor,três porteiros, uma merendeira, 03 auxiliaries de secretária, um auxiliar de bibliotecária, um coordenador administrativo, um professor multidisciplinar(Sala de Informática) e cinco Auxiliar de Serviços Gerais (3 efetivas do quadro e 2 voluntariado). Diante do quadro de funcionários apresentados a nossa escola é carente de supervisores e coordenadores pedagógico e de outros profissionais (psicólogos, assistente social, psicopedagogo) para formar equipe de gestão para garantir um trabalho multidisciplinar para os 434 alunos matriculados este ano. A comunidade escolar tem religião : o catolicismo e protestante, mas o predominante é o catolicismo (católico apostolo romano).
Atendendo hoje, no ensino fundamental 6º ao 9º ano, numa faixa etária de 10 a 16 anos e ensino Médio, numa faixa etária de 14 a 35 anos de idade.
A escola possui atualmente 05 salas de aulas, 01 biblioteca, 01 laboratório de informática, 01 sala que funcionam tele-sala, laboratório de ciências e rádio da escola, 01 secretaria, 02 sala de coordenação (coordenador e direção), 01 cozinha, 09 banheiros (4 interditado), 01 depósito de merenda, 01 deposito para guardar materiais de limpeza e 01 depósito para guardar materiais de expediente, 01 depósito (sala pequena) para guardar materiais didáticos.

ESPAÇO GEOGRÁFICO DA ESCOLA.

A escola está situada na Rua Getúlio Vargas nº 254, centro da cidade de Equador. O município localiza-se no planalto da Borborema com uma área de265 Km2 pertencente à microrregião Seridó Oriental e messoregião central potiguar, com altitude da sede 572 m. E está distante da capital a 209.9983 km. A População Total do Município era de 5.664 de habitantes, onde 23,66% estão localizados na zona rural e 76,34% estão na zona urbana de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).Sua Área é de 265 km² representando 0.5019 % do Estado, 0.017 % da Região e 0.0031 % de todo o território brasileiro.É uma cidade serrana (planalto da serra da Borborema) com clima semi-árido sua vegetação comporta a vegetação rasteira bem como Xiquexique, Mandacaru, Cactus, Faceiro, entre outros. O solo ainda é do período pré - crambiano com predominância ao solo seco, e em caso argiloso.O município faz fronteiras ao Norte com a cidade de Parelhas RN, ao Sul com a cidade de Junco do Seridó do Estado da Paraíba, ao leste com Tenório PB e ao Oeste com Santana do Seridó RN. A zona urbana tem 70% de ruas calçadas e conta-se com algumas serras pavimentadas. Dispõe da segunda maior serra do Estado conhecido como a “Serra das Queimadas”. Em virtude disso, há grandes quantidades de planaltos, planícies, serras, depressões.
A escola possui uma estrutura física inadequada para a sua clientela, pois não oferece espaço de recreação, nem auditório e nem quadra de esporte. Diante desta situação a estrutura física é um dos pontos fracos da nossa escola, mas procuramos suprir sempre esta lacuna, buscando meios para proporcionar recreação para os nossos alunos, embora que seja fora do espaço da escola.
A escola possui atualmente 05 salas de aulas, 01 biblioteca, 01 laboratório de informática, 01 sala que funcionam tele-sala, laboratório de ciências e a rádio da escola, 01 secretaria, 02 sala de coordenação (coordenador e direção), 01 cozinha, 09 banheiros (4 interditado), 01 depósito de merenda, 01 deposito para guardar materiais de limpeza e 01 depósito para guardar materiais de expediente, 01 depósito (sala pequena) para guardar materiais didáticos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CONVITE PARA O EVENTO DO FÓLCLORE NESTE SÁBADO( 28/08)

Alunos, professores, direção e funcionários convidam alunos, ex-alunos, familiares, amigos para participarem do Evento : “O fólclore” que será realizado neste sábado a partir das 8: 30 até às 20:00 h.
Veja a programação:
Manhã: 8:30 às 11:00 h Jogos: de dama, xadrez, fubica,
embaixadinhas, uno e jogos virtuais.
Tarde: 13:00 h -Concurso de desenhos e redações
14:00 h -Jogos virtuais.
1

CONHEÇA A HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA ESCOLA.

No contexto histórico, a Escola foi criada em 1956 com o nome de Escola Reunidas Professora Isabel Ferreira. Sendo a primeira professora desta escola Julieta Nunes de Freitas professora dirigente por ser única nesta escola. Ensinava as seguintes séries: 1ª, 2ª e 3ª série.
A professora Julieta Nunes Freitas começou sua vida no magistério em 1938 e se afastou em 1973 mediante a aposentadoria.
A escola recebeu o nome de Escola Reunidas Professora Isabel Ferreira devido a um decreto lei do Sr. Interventor do Estado do RN. Em homenagem a professora Isabel Ferreira, natural de Parelhas. Irmã solteira do Capitão Severino Elias, ex- prefeito de Parelhas.
A professora Isabel Ferreira nunca ensinou nesta escola e nem na cidade de Equador. Ela ensinou em Sacramento do Interior do Estado do RN, onde trabalhou de 1936 a 1939. E faleceu logo após quatro anos de trabalho.
A escola recebeu o nome da professora Isabel Ferreira em gratidão a uma família de Parelhas, donde a cidade de Equador era distrito de Parelhas.
Em 1982 a escola recebeu o nome de Escola Estadual Professora Isabel Ferreira, atendendo a modalidade do ensino de 1º grau de 1ª a 4ª série. E entre a década de 90 a 2000 foi autorizada na modalidade de Ensino fundamental e Médio.
O Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Profª Isabel Ferreira foi construída e implementada no ano de 2000 para suprir a necessidade de se organizar o trabalho pedagógico e atender as exigências da secretaria estadual de educação levando a refletir nossa prática e a estrutura do seu organismo. Neste contexto, a reflexão que se faz do espaço escolar deve acontecer no sentido de propiciar pensamentos e atitudes participativas que possibilitem o exercício da cidadania. Fazendo isso a escola passa a negar atos mecanicistas e burocráticos que persistiram ao longo dos últimos tempos.
A escola “Educando para Transformar” e tem como missão possibilitar que todos os alunos aprendam e que se tornem agentes de sua própria aprendizagem, valorizando as experiências cotidianas e respeitando as diferenças, tornem-se cidadãos autônomos, respeitáveis, críticos e atuantes.

PROJETOS QUE A ESCOLA DESENVOLVE E MISSÃO.

 “Projeto Despertar” desde 2005, oportunizando os alunos de ensino ter conhecimentos de empreendedorismos e a se tornar um empreendeDOR futuro.
 “Projeto vamos cuidar do Brasil”, que está conciliado com o “projeto Seridó em Alerta”, levando o aluno , a família e a comunidade em geral para terem uma consciência das ações que possa melhorar o nosso meio ambiente como também uma vida melhor para todos.
 “Projeto do Fólclore que já faz mais de 10 anos que a escola desenvolve entre os dias 25 a 28 de agosto.
 eventos e comemoração: dia dos pais, das mães, dia do estudante, o são João, o natal dos alunos e dos funcionários, dia do professor, etc.
A missão da escola está voltada para os nossos valores e princípios continuam pautados na preparação do jovem para o convívio social, para a compreensão da realidade e para serem capazes de atitudes transformadoras do mundo. Neste sentido nossa missão é preparar nossos alunos para exercerem a cidadania, tornando-os seres pensantes, críticos e atuantes no meio em que vivem, através da aquisição e construção dos saberes e atitudes necessárias a essa postura. Para isso nos propomos a favorecer condições e espaço para vivências participativas e democráticas.